Atualizando...

Tradutor de páginas
Parque Ólhos D´água

O Parque Ecológico e de uso múltiplo Olhos D'Água ou Parque Olhos D'água é um parque público, ecológico e de lazer que fica localizado na Asa Norte, no Plano Piloto de Brasília - DF e possui 21 hectares.

Entre as quadras 413/414 norte, o parque foi inaugurado em 1994.

A área de 21 hectares, recebe em média 1,2 mil pessoas por dia e 2 mil para caminhadas, ginástica, meditação e contemplação da natureza.
 
O parque tem pista de cooper de 2,1 km, trilhas internas, parquinho, circuito de exercícios físicos, Praça da Vitalidade, bebedouros, sanitários, duchas, serviços de massagem, aulas de meditação e atrações culturais aos domingos.

A Lagoa do Sapo é resultado de uma nascente que se encontra no local. O lago possui uma grande variedade de animais, entre eles, tartarugas, como a tigre d´água asiáticas, e peixes como a tilápia. O nome Lagoa do Sapo vem da denominação de uma antiga Sociedade Amigos do Parque Olhos D'Água (SAPO).

A vegetação típica da região, o Cerrado, é preservada no parque, a algumas espécies são identificadas por pequenas placas. Mas pode-se ver ainda resquícios de espécies da antiga ocupação, que era de pequenas chácaras, como bananeiras, mangueiras, figueiras e outras.

Dentre as nativas destaca-se o angico, Parapiptadenia rigida talvez a espécie nativa mais numerosa no parque. Aparecem também as raras e interessantes trepadeiras "Papo de Peru", Aristolochia gigantea principalmente junto à ponte sobre o riacho mais próxima da Lagoa do Sapo. Florescem e exalam um cheiro de carne podre, que atrai insetos que são digeridos pela planta. Existem outras variedades de Aristolochia em outro local. Possui também um pequeno riacho tipo talvegue (rio com margens elevadas), que é cortado por duas pequenas pontes ao longo do parque.

A fauna é bastante diversificada, principalmente nas aves e insetos. O riacho é povoado por Astianax, Xiphophorus e Poecilia, além de quelônios (tartarugas). Dentre os mamíferos, já foram observados Didelfídeos (gambás) e Cavídeos (preás) estes nas moitas de uma invasora muito comum no Brasil, o capim-gordura, Melinis minutiflora.

O horário de funcionamento é das 6 h até as 19 h. Para isso, é cercado em todo seu limite e têm seguranças que trabalham no local 24 horas.

Em 22 de março de 2012 o parque foi incorporado a área verde situada na entrequadra 212/213 da Asa Norte.

Telefone : (61) 3447-8194


Mapa de Localização

 

Quero ir
Quero ir


Galeria de Fotos

Galeria de fotos Parque Ólhos D´água - 1 - Clique aqui

Galeria de fotos Parque Ólhos D´água - 2 (Época da Seca) - Clique aqui



Gostou desta página ? Compartilhe em suas redes sociais.

   


 

Indique um lugar e concorra a prêmios, promoções e descontos exclusivos
Fale conosco
Anuncie para Brasília / DF - Brasil
Som da página