Atualizando...

Tradutor de páginas
Curiosidades
Brasília é a terceira cidade mais populosa do Brasil.
Os moradores de Brasília não elegem prefeito. Quem ocupa o lugar do prefeito é o governador do Distrito Federal.
Brasília abriga 124 embaixadas estrangeiras.
O lago Paranoá nasceu do represamento de um rio da região, chamado Rio Paranoá.
Os brasilienses também costumam ser chamados de uma forma errada pelo apelido de candangos. Quem nasceu em Brasília é Brasiliense. Quem veio construir a Capital Federal nas décadas de 1950 e 1960 foi chamado de candango.
Entre as cidades-irmãs de Brasília estão Washington (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Doha (Qatar), Roma (Itália), Lima (Peru), Santiago (Chile), Sidney (Austrália) e Berlim (Alemanha).
O Plano-piloto de Brasília foi, ao lado de Olinda, Ouro Preto e Rio de Janeiro, oficializado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
A primeira ligação telefônica de Brasília foi feita por Juscelino Kubistchek.
A Praças dos Três Poderes é assim chamada por ser sede do Poder Judiciário (Supremo Tribunal Federal), Executivo (Palácio do Planalto) e Legislativo (Congresso Nacional).
A Catedral de Brasília, principal templo católico da capital, chama-se Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
A Engineering Society of the State of Pennsylvania (Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvânia), dos EUA, classificou a Ponte JK como a mais bonita do planeta.
O Lago Paranoá, embora apresente uma beleza natural, não é obra da natureza, é obra do homem. Hoje ele tem o 3º maior parque náutico do país, possui uma usina hidrelétrica e até mesmo jacarés vivem por lá.
O Aeroporto de Brasília é o segundo maior em movimentação de passageiros do país.
Brasília é a primeira cidade da era moderna, no mundo, a ter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Em dezembro de 1959, Vinícius de Moraes e Tom Jobim estiveram no Catetinho para compor a Sinfonia da Alvorada, como ficara conhecido o hino da nossa Capital Federal.

Num passeio pelo bosque que circunda o primeiro palácio da cidade, o poeta e o músico ficaram admirados com um barulho de água que ecoava pelo bosque. Vinícius quis saber de onde vinha a água, quando foi prontamente respondido por um vigia: “Ô camará, isso é água de beber, que tem ali, camará”.

O diálogo deu origem à música Água de Beber, que dias depois foi tocada por Tom Jobim no piano do então Brasília Palace Hotel.
O conjunto residencial do Parque Guinle, no Rio de Janeiro, inspirou Lúcio Costa nos desenhos das superquadras da capital. A arquitetura de uma das primeiras quadras de Brasília, a SQS 105, é praticamente uma reprodução dos edifícios localizados na entrada do parque carioca.
Oscar Niemeyer era estagiário no escritório de Lúcio Costa, urbanista responsável pelo planejamento da Capital Federal. Com o decorrer dos anos, Niemeyer ficou conhecido e foi escolhido como arquiteto de Brasília por Juscelino Kubitschek. Lúcio Costa ficou responsável pelo plano da cidade.
Para a construção de Brasília, foram contratados mais de 60 mil trabalhadores, que vieram de todas as regiões do país – principalmente do Nordeste. A falta de estrutura para sua chegada e as condições precárias das pessoas que se mudaram para a região da nova capital ocasionaram o surgimento de várias cidades-satélites.
Brasília possui a maior área urbana tombada pela UNESCO (Patrimônio Cultural da Humanidade) no mundo. São aproximadamente 112 quilômetros quadrados de área.
A Torre de TV localizada no Eixo Monumental foi inaugurada em 1967 e é considerada a terceira estrutura mais alta do Brasil, com 224 metros de altura.
Os Dragões da Independência foram criados em 1808 por Dom João VI.
No Congresso Nacional, o Senado está na cúpula menor, com a concavidade virada para baixo e a cúpula maior, virada para cima, abriga a Câmara dos Deputados.
Brasília tem a sua "Rua das Estrelas", localizada no Pier 21 - Lago Sul. Inaugurada em 25 de abril de 2002, várias personalidades da música, da cultura e do esporte já prestigiaram o local :
Ney Matogrosso · Móveis Coloniais de Acajú · Milton Gonçalves · Alceu Valença · Elba Ramalho · Nando Reis · Gilberto Gil · Marisa Orth · Gloria Gaynor · Djavan · Otávio Muller · Lars Grael · Romero Britto · Bell Marques · Sandy & Júnior · Skank · Moska · Chitãozinho & Xororó · Titãs · Billy Paul · Paralamas do Sucesso · Julian Marley · Clodoaldo Silva · Léo Jaime · Engenheiros do Hawaii · O Rappa · Plebe Rude · Oscar Schmidt · Robert Scheidt · Marcelo Bonfá · Biquíni Cavadão · Elza Soares · Luana Piovani · Gloria Pires · Lilia Cabral · Thais Moreria · Bruno Garcia · Monobloco · Jammil · Ana Botafogo · Cacá Bueno · Maria Paula.
Na época da inauguração de Brasília, as superquadras existentes incluíam:
-As Superquadras Sul (SQS) 105, 106, 107 e 108 (completas);
-Vários blocos das SQS 104, 304, 306, 206 e 208;
-Os blocos de 3 andares sem pilotis das SQS 409 a 413;
-As SQS 308 e 114 (estas duas, em construção).
A "Mensagem de Anápolis", propondo a construção de Brasília, poderia ter sido a "Mensagem de Goiânia". Em sua primeira viagem à Amazônia, Juscelino devia passar por Goiânia, onde seria assinada a mensagem ao Congresso Nacional. Porém, o mau tempo fez com que o avião aterrizasse em Anápolis...
A junção das avenidas W-3 Sul e W-3 Norte, se deu no final dos anos 70.
O Eixo Monumental tem 16 Km de extensão.
A cidade de Taguatinga foi projetada no “Plano Urbanístico de Brasília”, por Lúcio Costa, com a finalidade de ser uma cidade-dormitório com 25.000 habitantes, sendo prevista a sua fundação para dez anos após a inauguração de Brasília. No entanto, em 31 de maio de 1958 os migrantes que habitavam invasões próximas ao Núcleo Bandeirante pressionaram a NOVACAP a abreviar a distribuição dos lotes da então Vila Sarah Kubitschek, que deu origem ao núcleo urbano de Taguatinga, ocupando a antiga fazenda Taguatinga, em terras do Município de Luziânia - GO, sendo a primeira cidade oficialmente fundada.
O nome Taguatinga é originário da conjugação dos termos tupi-guarani “tauá-tingá” que significa “barro branco”, devido à ocorrência geológica na região.
O nome da cidade de Sobradinho derivou da existência de um velho cruzeiro de madeira rústica, erguido às margens de um ribeirão existente na Fazenda Sobradinho. Em um de seus braços foram erguidas, pelo pássaro joão-de-barro, duas casinhas sobrepostas com a forma de sobrado. Esse fato atraía a atenção dos viajantes, que passaram a tomá-lo como referência geográfica.
Planaltina é a mais antiga cidade do Distrito Federal, tendo sido fundada em 1859, sendo erguida no local chamado, à época, de Vila Mestre D’Armas, em razão de um morador da região exercer o ofício de armeiro.
Em 1917, foi batizada de Planaltina devido à sua localização num grande planalto. A região era habitada por fazendeiros, criadores de gado e produtores agrícolas, que foram atraídos pela localização da Vila, numa região de boa pastagem.
Com a inauguração da capital em 1960, os contratos de comodato foram cancelados e os comerciantes da Cidade Livre foram transferidos para a Asa Norte de Brasília.
O nome “Ceilândia” teve origem na junção da sigla CEI - Comissão de Erradicação de Invasões, com o sufixo “lândia”.
O nome da cidade do Guará se deve ao córrego Guará, que corta sua área e que provavelmente foi assim batizado em homenagem ao lobo-guará, espécie comum no Planalto Central.
O Lago Paranoá tem uma extensão de mais de 40 km2, cerca de 80 km de perímetro e uma massa líquida de cerca de 500 milhões de metros cúbicos.
O comprimento norte-sul do Plano Piloto é de cerca de 13,5 km (percorrendo-se pelo Eixão a distância entre as quadras "116 norte" e "116 sul").
O Distrito Federal é o primeiro lugar em produtividade de quatro importantes culturas de grãos, que são milho, soja, trigo e feijão. O rendimento médio é superior a 50% da média nacional.
A maioria dos moradores do Plano Piloto é de solteiros : mais de 50%. Os casados no civil e religioso representam 34,33%
Os Mineiros são maioria de migrantes na Capital : 21%. Os Cariocas são 15,07%, os Goianos 10,48% e os Paulistas 8,18%
35,14% dos habitantes do Plano Piloto nasceram no DF, enquanto 64,87% são migrantes.

Envie a sua curiosidade

Veja também > Mais sobre Brasília - Clique aqui


Gostou desta página ? Compartilhe em suas redes sociais.

   


Indique esta página a um(a) amigo(a) :

Seu n
ome:   Seu e-mail:    Enviar para o e-mail:  

 


Envie os comentários


 

Indique um lugar e concorra a prêmios, promoções e descontos exclusivos
Fale conosco
Anuncie para Brasília / DF - Brasil
Som da página