Atualizando...

Tradutor de páginas
Água Mineral - Parque Ecológico

O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como "Água Mineral", é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada a noroeste do Distrito Federal.

O parque abrange uma área de 42.383 ha, cerca de 423,8 km², com território distribuído pelas regiões administrativas de Brasília, Brazlândia e Sobradinho e pelo município de Padre Bernardo. Sua administração cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Durante o ciclo do ouro, as extrações feitas na região de Pirenópolis, em Goiás, eram transportadas para o litoral da Bahia passando pela região onde hoje se situa o parque. Lá, havia a "contagem", que deu nome à chapada existente no local.

A criação do parque, em 29 de novembro de 1961, está diretamente relacionada com a construção de Brasília.

Acordo com o Ministério da Agricultura permitiu à Novacap manter um viveiro destinado à arborização da nova capital, em parte da área do futuro parque.

Atrações

A principal atração do parque são as piscinas formadas a partir dos poços d’água, surgidos às margens do Córrego Acampamento, pela extração de areia feita antes da criação de Brasília.

O parque também dispõe de duas trilhas na área interna, a da Capivara, com duração de cerca de 20 minutos, e a do Cristal Água, com duração de cerca de 1 hora. Ao andar por esses caminhos, o visitante pode ter contato com a fauna do local, que apresenta espécies como lobo-guará, tamanduá bandeira, tucanos e papagaios. As matas de galeria e a vegetação típica do cerrado compõem a paisagem com os córregos que cortam o local, afluentes do Rio Paranoá.

Diversos tipos de vegetação compõem a Unidade de Conservação, tais como: a mata de galeria pantanosa, mata de galeria não pantanosa, vereda, cerrado sensu stricto, cerradão, mata seca, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e campo de murundus.

A fauna abundante e diversificada é composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como: lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), tatu-canastra (Priodontes maximus), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), jaguatirica (Leopardus pardalis), ouriço-caixeiro (Coendou prehensilis); além de espécies endêmicas como pequeno roedor (Akodom lindberg), gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus), papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops).

Abastecimento

Além das belezas naturais, os córregos e represas do parque são responsáveis por 25% do abastecimento de água da Capital Federal.

Acesso

O acesso ao parque se dá pelos portões 1 (visitantes) e 2 (serviço) situados na Rodovia BR 450, Via EPIA – Estrada Parque Indústria e Abastecimento, Setor Militar Urbano. Possui mais 10 (dez) portões, com entrada restrita, situados no entorno da Unidade.

Endereço: Via Epia BR-040 - Setor Militar Urbano
Telefone: (61) 3233-4553
Horário: De 8h às 16h, diariamente
Valor: R$ 6,50 a entrada



Mapa de localização

Quero ir
Quero ir


Galeria de fotos


Gostou desta página ? Compartilhe em suas redes sociais.

   


Indique esta página a um(a) amigo(a) :

Seu n
ome:   Seu e-mail:    Enviar para o e-mail:  

 


Envie os comentários


 

Indique um lugar e concorra a prêmios, promoções e descontos exclusivos
Fale conosco
Anuncie para Brasília / DF - Brasil
Som da página