Atualizando...

Tradutor de páginas
Museu do automóvel


          Não é o maior museu, nem o mais vistoso. Mas, certamente, é um dos mais representativos. Na capital do país, cultiva um considerável número de marcos históricos, o Museu do Automóvel de Brasília guarda peças importantes de nossa indústria automobilística.

          Para quem gosta do assunto, a visita é indispensável. Para quem é apenas curioso, vale a pena. O acervo é pequeno, cerca de quarenta carros. O maior número é de veículos nacionais, com ênfase nas primeiras décadas da indústria brasileira. As marcas pioneiras, muitas delas já desaparecidas, estão lá: Willys, Simca, DKW, Alfa-Romeo.

           Apesar do tamanho, a coleção do Museu do Automóvel guarda algumas peças extremamente raras. Entre elas, dois destaques: o FNM Onça, protótipo desenvolvido por Rino Malzoni e que não chegou a ser produzido em série e o Democrata, carro que poderia ter sido o embrião de uma indústria verdadeiramente nacional, ambos da década de 1960 (a história do Democrata é contada num livro do curador do museu, Roberto Nasser).

          Se você tiver sorte e encontrar com ele, Nasser sabe como ninguém a história dos carros expostos. Ele é um estudioso da história do carro no Brasil e tem prazer em transferir e divulgar seus conhecimentos na área.

          Outro exemplar de destaque no acervo é a limusine Itamaraty que serviu ao Ministério de Relações Exteriores, uma versão "esticada" do Aero-Willys, da qual foram feitos apenas 20 exemplares e há poucos remanescentes. Do lado esportivo, brilha um GT Malzoni amarelo, com mecânica DKW, que já participou de eventos no exterior.
 
          Um setor menos visível aos visitantes, mas extremamente importante, é a biblioteca especializada, que inclui alguns milhares de livros, revistas e catálogos. O setor é aberto a pesquisadores e interessados em aprofundar seus conhecimentos no setor.

          Durante o ano, o museu costuma realizar exposições temáticas, sobre marcas ou assuntos específicos. Também patrocina um evento anual, o Carro do Brasil, que além de uma exposição leva a Brasília conferencistas e personagens que fizeram a história do automóvel brasileiro.

Museu do Automóvel de Brasília
SGON Quadra 1 Lotes 180/200 - Brasília - DF
Ao lado do Palácio do Buriti
Tel.: (61) 3225-3000
De terça-feira à domingo, das 11h00 às 18h00.
site : www.museudoautomovel.org.br

Comentários
 

 

Indique um lugar e concorra a prêmios, promoções e descontos exclusivos
Fale conosco
Anuncie para Brasília / DF - Brasil
Som da página