Atualizando...

Tradutor de páginas
Ecoturismo

Destaque


FAZENDA HOTEL MESTRE D´ARMAS

SHIS QI 05 Conjunto 13 Casa 24
Lago sul - Brasília - DF
Tel: (61) 3248-4000
site : www.mestredarmas.com.br
Quero ir
Quero ir
Comentários


ALPATUR ECOTURISMO

AVENIDA NASCENTE QUADRA 37 S/N
ALTO PARAÍSO - ALTO PARAÍSO - DF
Tel: 3446-1041

ECOTUR VIAGENS E TURISMO

CLN 113 BLOCO C SALAS 205/206
ASA NORTE - BRASILIA - DF
Tel: 347-4047

ECOTURISMO EXPEDIÇÕES

SHCGN 707 BLOCO O CASA 04
ASA NORTE - BRASILIA - DF
Tel: 340-0373

LAGOA TOUR E CACHOEIRA GIRASSOL

SCS QUADRA 06 ED. ARNALDO VILLARES SALA 415
ASA SUL - BRASILIA - DF
Tel: 224-7001

SAIA DA ROTINA ECOTURISMO

CLN 210 BLOCO A LOJA 55
ASA NORTE - BRASILIA - DF
Tel: 3963-2743

Consulte também :

Sindicato do Turismo Rural do Distrito Federal e Entorno-Ruraltur
+55(61) 3242-7611 ou 3242-9600

Site:
www.turismoruraldf.com.br

www.pesquepague.com.br
www.chapadaimperial.com.br
www.mestredarmas.com.br
www.fazendadotacho.com.br
www.fazendacabugi.com.br
www.aguasemendadas.com.br
www.hotelfazendastracta.com.br
www.rmhotelfazenda.com.br
www.hotelfazendaararas.com.br
www.agroturismojk.com.br
www.pousadarefazenda.com.br



 


1 - Buraco das Araras

Quero ir
Quero ir


O Buraco das Araras fica localizado em uma propriedade privada porém aberto a visitações e pratica de rapel e escalada.

Uma das maiores dolinas do Brasil e a segunda maior do centro-oeste. Com 105m de profundidade e 295m de largura, tem em seu meio uma densa floresta úmida, com samambaias gigantes típicas da idade primitiva, formação geológica e eco-história com rochas vulcânicas e uma grande quantidade de animais selvagens. Possui também trilhas que levam a uma Caverna com um rio subterrâneo de águas azuis e apropriado para mergulho. Ainda é possível praticar rapel no paredão negativo do buraco.

Deve-se seguir pela BR-020 rumo ao Distrito de Bezerra que fica depois da cidade de Formosa, GO. 15km depois do Distrito é possível avistar a Fazenda Araras onde fica localizado o buraco.


2 - Cavalcante – Goiás

Quero ir
Quero ir


Cavalcante é um município do Goiás e a porta da frente para quem entra na Chapada dos Veadeiros. Cerca de 70% da área do parque nacional que protege a região está dentro do município que conta com diversas atrações naturais.

Sua origem remonta a 1736, quando o garimpeiro Julião Cavalcante e seus companheiros chegaram a região em busca de novas minas de ouro. A notícia da descoberta de imensa mina de ouro de grande profundidade à margem do córrego Lava Pés, na serra da Cavalhada, atraiu numerosos aventureiros dos mais distantes rincões, iniciando-se o povoado com o nome de Cavalcante, em homenagem ao fundador e colonizador.

Existem mais de 100 cachoeiras próximas à cidade, que é circundada pelos cânions da chapada, ideal para esportes de aventura. O turismo religioso também movimenta a região, principalmente na romaria das comunidades quilombolas em homenagem a Nossa Senhora da Abadia, que atrai mais de mil romeiros. O lugar é conhecido por sua beleza natural e riqueza da fauna e flora que compõem sua biodiversidade. Nas trilhas entre serras e veredas são inúmeros os atrativos turísticos como rios, cânions, cachoeiras, águas termais, etc. Cavalcante oferece atrações para todos os gostos, desde os que procuram um lugar para tranquilidade até os que vem em busca de aventuras radicais.


3 - Lagoa Bonita – Planaltina

Quero ir
Quero ir


A Lagoa Bonita é a única natural da região norte do Distrito Federal. Suas margens são bem extensas e servem de refúgio para animais silvestre de diversas espécies.

A Lagoa Bonita, também é conhecida como Lagoa Mestre D’Armas devido ao antigo nome da cidade que hoje é Planaltina DF. Ela possui 5 km de perímetro e aproximadamente 800 metros de largura. Tem valor histórico porque por ela passou a Missão Cruls, em 1892, que fixou os limites do futuro Distrito Federal. A Lagoa é protegida por lei desde que passou a integrar a área da Estação Ecológica de Águas Emendadas, por isso, infelizmente não é permitida a visitação pública à região dela, somente são permitidos grupos de estudo com autorização da Secretaria de Meio Ambiente do DF. Da Lagoa Bonita nasce o córrego Mestre d´Ármas, que depois se transforma no rio São Bartolomeu.


4 - Parque Estadual de Terra Ronca

Quero ir
Quero ir


Há 400 km de Brasília, o Parque Estadual de Terra Ronca, criado pela Lei 10.879, de 7 de julho de 1989, está localizado nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, região nordeste do Estado de Goiás. Possui uma área de, aproximadamente, 57.000 hectares, com imensas e maravilhosas cavernas, algumas atravessadas por rios.

Um dos maiores complexos de cavernas da América Latina, o Parque de Terra Ronca tem opções para todos os passeios. Aquelas que exigem alto nível técnico, só possíveis de serem exploradas por espeleólogos experientes e bem equipados e outras cavernas de fácil acesso, abertas a visitação ecoturística.

Ao redor deste parque foi criada a área de proteção ambiental (APA) da Serra Geral, pelo Decreto n.º 4.666, de 16 de abril de 1996. A implantação do Parque e da APA tem como principal objetivo proteger todo o complexo natural da região, composto por inúmeras cavernas cobertas por um rico sistema de espeleotemas, as nascentes e as encostas de rios de águas límpidas que correm dentro e fora das grutas, além da diversificada fauna e flora, que oferecem um espetáculo a parte, pela inumerável vastidão de espécies, algumas inclusive exclusivas da região.

Distância de 600Km de Goiânia, 400Km de Brasília, 300Km de Alto Paraíso, 200Km de Luis Eduardo Magalhães (BA).


5 - Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Quero ir
Quero ir


A 220 km de Brasília, em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é o ponto mais alto do planalto central e uma das regiões mais antigas do planeta terra com cerca de 2,5 bilhões de anos. Entre as serras e nascentes, existem paisagens que só podem ser vistas nesta região da biosfera que encanta seus visitantes por suas maravilhas.

O acesso ao parque se dá pelo Povoado de São Jorge, que está ligado à cidade de Alto Paraíso de Goiás por uma estrada de 36 km, dos quais 24 km são asfaltados. Entre as principais atrações do parque estão os dois saltos do rio Preto, com respectivamente 80 e 120 m de altura, as Corredeiras, os cânions do rio Preto, quedas d’agua em paredes rochosas de um estreitamento do rio, e a Cachoeira Carioquinhas, uma formação de piscinas naturais ideal para banhos leves e hidromassagem.

A Chapada dos Veadeiros, especialmente na região de Alto Paraíso possui um forte turismo místico. Dentre os motivos, pode-se citar as exuberantes paisagens, a abundância de aflorações de quartzo, o que faz a chapada ser vista como um centro de concentração de energia.

O parque fica no estado de Goiás. Partindo da capital federal, que está a cerca de 250 km de Alto Paraíso, o viajante deve pegar a BR 020, em direção a Formosa (GO). Após a cidade de Planaltina, é preciso prestar atenção ao trevo que indica a GO 118, rodovia que leva a Alto Paraíso e passa por São Gabriel e São João D’Aliança. De lá, pegue a GO 327 (estrada de terra) em direção a Colinas do Sul e percorra 38 km até o Povoado de São Jorge, onde está a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.


6 - Poço Azul – Brazlândia

Quero ir
Quero ir


O Poço Azul de Brazlândia fica localizado em uma propriedade privada na Chapada da Contagem e promove para as pessoas o ecoturismo, lazer e contato com a natureza.

Os córregos e pequenos afluentes formam uma bela paisagem entremeadas nas matas se destacando diante dos grandes campos de cerrado que envolve toda a região do vale do rio da Palma.

O Poço Azul é uma grande cavidade, formada pela força da água na rocha ao longo dos anos, quando houve uma ruptura de uma rocha de quartzo formando um grande poço de águas límpidas e azuladas, com cascatas, corredeiras e uma caverna inundada pela água com aproximadamente 7 metros de altura e 8 metros de extensão. A gruta do poço azul é de rara beleza cênica e não há, em lugares próximos na chapada da contagem, local com formação rochosa parecida. O poço, ao reflexo do sol, fica com a cor azulada, bonito de ser ver.

A propriedade oferece o serviço de ecoturismo e contato com a natureza, podendo se fazer camping com pernoite, trilha, banho em piscinas naturais e possui um amplo estacionamento.

Deve-se ir pela saída norte até o balão de Colorado e seguir pela DF-001 em direção a Brazlândia.


7 - Poço Azul – Distrito de Bezerra

Quero ir
Quero ir


Há 136km de Brasília encontra-se um dos lugares mais bonitos já feitos pela natureza, um poço com a água completamente azul, transparente e cristalina. Isso só foi possível devido a afloração do lençol freático na superfície.

Apesar de a água ser muito transparente e ser possível observar o fundo esbranquiçado, a mesma tem uma cor azulada devido ao fundo calcário do poço. O lago possui uma extensão aproximada de 15 por 10 metros e uma profundidade de cerca de 7 metros. A temperatura da água, em comparação com as das cachoeiras, não é tão fria. Ao se fazer um mergulho livre, com uso de máscara e snorkel, observam-se pequenas plantas no fundo, peixes pequenos, raízes de árvores e detalhes do fundo.

Deve-se seguir a aproximadamente 100km de Brasília-DF, até Formosa-GO, passando pelas cidades satélites de Sobradinho e Planaltina. Mais 30km de Formosa-GO até o Distrito Bezerra e mais 35km de estrada não pavimentada até o Poço Azul.


8 - Salto do Corumbá

Quero ir
Quero ir


O rio Corumbá despenca de um paredão rochoso de 50 metros de altura formando uma grande piscina, cascatas, duchas e poços de águas claras, com pequenas praias de areia branca. Possui boa infra-estrutura turística.

A cachoeira tem uma um tamanho de 70 metros de altura. A formação de paredões de pedras e muita água, atrai muitos visitantes para um acampamento que está às margens do rio e também a uma pousada com toboáguas, restaurantes e muita diversão. É um lugar com a natureza quase intacta. A cachoeira é belíssima e para quem gosta de acampamento é um lugar ideal.

O Salto Corumbá esta à aproximadamente 120 Km de Brasília através da BR-070.


9 - Salto do Indaiá

Quero ir
Quero ir


De fácil acesso, a chegada até a cachoeira do Indaia é feita por uma trilha curta com mata densa, onde é possível ver várias outras quedas d’água. E, por conta disso, o período de seca é o melhor para se fazer uma visita.

O parque do Indaiá conta com dezenas de cachoeiras sendo a mais alta delas possuindo 30 metros de altura. Leva este nome devido à ocorrência da palmeira indaiá em toda a área, que deu nome também à água mineral da fazenda onde se situam as cachoeiras de Indaiá. Ainda possui uma trilha de cerca de 2 horas pelas margens do rio que leva até o topo da cachoeira do Itiquira.

Deve-se seguir pela BR-020 rumo a Formosa, entrando antes à esquerda na rodovia GO-118, no sentido de São Gabriel (GO). Rodam-se 10km, até um trevo, onde deve-se virar à direita até a primeira curva, onde novamente se vira à esquerda, na placa do Camping Club do Brasil (CCB). Seguindo direto chega-se à entrada da Fazenda Indaiá, onde se paga uma pequena taxa de visitação.


10 - Salto do Itiquira

Quero ir
Quero ir


O Parque Municipal do Itiquira está localizado no Município de Formosa- GO. A 115 km de Brasília, conta com a maior queda livre acessível do país. São mais de 160 metros de altura, dando a esse magnífico lugar toda paz e tranqüilidade para quem deseja sair do stress do dia-a-dia.

O Parque municipal do Itiquira oferece um passeio de fácil acesso e calçado. Do estacionamento até a queda são aproximadamente 15 minutos, percorrendo uma trilha com vários pontos para banho. É um passeio para toda as idades.

Para quem procura mais aventura o Salto do Itiquira oferece trilhas para o acesso acima da cachoeira, com um cenário incrível aonde os especialistas podem fazer a prática de rapel.

Deve-se seguir pela BR-020 sentido Formosa, entrar na cidade e em seguida pegar a rodovia GO-440 – KM 32.


11 - Salto do Tororó

Quero ir
Quero ir


A Cachoeira do Tororó é localizada na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. É um local popular para quem ama a prática de rapel, caminhadas ou simplesmente curte estar em contato com a natureza.

Uma cachoeira bem pertinho de Brasília, o Salto do Tororó tem 18 metros de altura, com leito do rio pedregoso e um pouco acidentado. A paisagem é um convite aos esportes radicais, principalmente o rapel. As trilhas para se chegar à cachoeira, cobertas por rochas de quartzitos, são um atrativo à parte. O lugar é ideal para passar o dia, seja com a família ou só com os amigos. Suas águas promovem sensações de frescor nos dias quentes do Planalto Central.

A partir da QI-23 do Lago Sul, seguir pela DF-140 em direção a Unaí, Minas Gerais, por mais 5 km e entrar à direita em estrada de terra. Distante 35 km de Brasília.


Tabela de Calorias


Gostou desta página ? Compartilhe em suas redes sociais.

   


Indique esta página a um(a) amigo(a) :

Seu n
ome:   Seu e-mail:    Enviar para o e-mail:  

 


Envie os comentários



 

Indique um lugar e concorra a prêmios, promoções e descontos exclusivos
Fale conosco
Anuncie para Brasília / DF - Brasil
Som da página